Catarina da Luz Oliveira


O Farmacêutico Hospitalar integra uma equipa multidisciplinar e tem como objetivo contribuir para o uso racional e adequado do medicamento. Somos o profissional responsável pela sua utilização em ambiente hospitalar e o único que consegue ter uma ampla visão do que se passa no hospital.

Somos responsáveis pelo circuito do medicamento e produtos de saúde, que se inicia com uma seleção criteriosa, seguindo-se a aquisição, receção, armazenamento e distribuição, assumindo as funções de gestão e logística relacionadas com o medicamento, assim como nos processos do medicamento experimental nos ensaios clínicos.

A Farmacotecnia é outra das áreas onde desenvolvemos a nossa atividade, garantido a qualidade, segurança e eficácia de preparações não comercializadas ou extemporâneas e assegurando a resposta às necessidades específicas de cada doente. No setor da produção, incluímos; os medicamentos manipulados, a reembalagem de medicamentos, as preparações de misturas intravenosas, de nutrição parentérica, de citotóxicos, de rádio-fármacos e de outras preparações estéreis. Neste momento, a atividade mais recente nesta área é a centralização da preparação das vacinas contra a COVID-19 em seringas prontas a administrar, nos serviços farmacêuticos hospitalares.

As atividades de Farmácia Clínica contribuem para o sucesso do plano terapêutico instituído e, neste contexto, participamos na elaboração de protocolos terapêuticos, no apoio à decisão terapêutica, no desenvolvimento de programas de farmacocinética e farmacovigilância, validamos todas as prescrições e monitorizamos a resposta à terapêutica. Os resultados desta atividade devem ser analisados e avaliados para garantirmos a melhoria contínua da prestação dos cuidados de saúde.

A distribuição de medicamentos é outra área de intervenção farmacêutica, onde a assistência prestada aos doentes é crucial para assegurar a adesão à terapêutica, acompanhar e intervir em situações de risco e quando se identificam problemas relacionados com medicamentos.

Estamos integrados nas Comissões Técnicas hospitalares, que têm um papel decisivo na melhoria dos serviços prestados aos doentes. As comissões com maior relevo são a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), a Comissão de Ética (CE) e a Comissão de Controlo de Infeção Hospitalar (CCIH). Existem ainda, de acordo com a natureza do hospital ou com as suas necessidades, outros grupos de trabalho, como o da nutrição parentérica, antibióticos, feridas e material de penso, úlceras de pressão, qualidade, gestão do risco, entre outros.

O Farmacêutico Hospitalar é o profissional que assegura a qualidade, eficácia, segurança e custo-efetividade dos medicamentos prescritos, contribuindo para o sucesso da terapêutica. Somos co-responsáveis pela recuperação ou manutenção das condições de saúde do indivíduo e da população e, por isso, essenciais para o bem-estar da sociedade.