Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra

NOTÍCIAS

   CERTIFICADOS

  

      EVENTOS    


 

 

   geral@nefaac.pt 

   Mais informações

 

Erasmus e outros

Programa Erasmus +

O programa Erasmus permite ao aluno frequentar o plano curricular de uma universidade da Europa (Erasmus-Estudos) ou a realização de um estágio curricular ou extracurricular no estrangeiro (Erasmus-Estágio).

As inscrições para as duas modalidades são usualmente entre 1 de dezembro e 31 de janeiro do ano letivo anterior ao período de mobilidade desejado pelo estudante.

Para uma escolha consciente do destino pretendido o aluno deve consultar os Guias de Candidatura disponíveis no site da Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra (http://www.uc.pt/driic/mobilidade/out) onde encontrarás informação relativa à duração possível da mobilidade, como efetuar a inscrição no InforEstudante e todos os passos a seguir para que a candidatura seja validada com sucesso.

Os alunos que pretendam efetuar mobilidade através do programa Erasmus+ devem consultar a lista de acordos existentes entre a Universidade de Coimbra e Universidade de destino e consultar os Coordenadores de mobilidade da Faculdade de Farmácia afim de serem esclarecidos em relação ao processo de candidatura e equivalências entre unidades curriculares.

Programa Almeida Garrett

O programa Almeida Garrett dirige-se à mobilidade nacional, isto é, dentro das Universidades Portuguesas. Este oferece a possibilidade de efetuar um período de estudos, com pleno reconhecimento académico, numa universidade pública portuguesa. Os estudantes que participam neste Programa apenas pagam propinas na respectiva Universidade de origem.

Para mais informações:

http://www.uc.pt/driic/mobilidade/out/Programa_Almeida_Garrett/

 

Programa MAUI/Rede de Utrecht

O Programa MAUI/Rede de Utrecht é um programa de mobilidade com os Estados Unidos da América que permite aos alunos de universidades-membro estudarem numa das outras instituições-membro por um semestre ou um ano académico. Cada aluno paga mensalidades à sua universidade de origem e tem aulas regulares na instituição parceira.

Para mais informações:

http://www.midamericauniversities.org/index.html

 

Programa AEN/Rede de Utrecht

O Programa AEN/Rede de Utrecht é um programa de mobilidade com a Austrália. Os estudantes europeus podem escolher entre 7 universidades-membro australianas como destino para fazerem o programa de mobilidade. A duração do programa vai de um semestre a um ano.

Para mais informações: 

http://www.aen-online.com/Home

 

Protocolos com Universidades Brasileiras e Programa de Bolsas do Banco Santander – Bolsas Luso-Brasileiras

Este programa diz respeito à mobilidade de estudantes europeus para o Brasil. Existem algumas Faculdades Brasileiras com protocolos com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Para se candidatarem a este programa existem Bolsas disponibilizadas pelo Banco Santander. Para ter acesso a esta bolsa, o estudante deverá candidatar-se num concurso aberto que é divulgado todos os anos.

A duração deste programa é de um semestre ou de um ano letivo e à semelhança do programa Erasmus+ Estudos também terá de ser celebrado um protocolo com a Universidade de origem e aquela que o acolhe, definindo este o plano de estudos que o estudante de mobilidade terá que cumprir.

Para mais informações:

http://www.uc.pt/driic/Acordos/ e https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/paginas/bolsas-luso-brasileiras.aspx

 

Para obteres mais informação sobre os programas em questão visita o site da Divisão das Relações Internacionais da Universidade de Coimbra (http://www.uc.pt/driic) ou consulta os Coordenadores de Mobilidade da FFUC: Prof. António Ribeiro ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ) e Prof. Angelina Pena ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ).

Nota: Os estudantes que têm intenção de fazer um Programa de Mobilidade (por exemplo: ERAMUS) num determinado ano letivo, cujas inscrições costumam iniciar em dezembro do ano letivo anterior, se tiverem dificuldades a aceder ao Plano de Estudos da Instituição pretendida, deverão dirigir-se à Dona Fabiana (na subunidade central da FFUC) indicando-lhe a respetiva Instituição assim como o e-mail do responsável pela coordenação dos Planos de Mobilidade dessa mesma, de modo a agilizar o processo.