Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra

NOTÍCIAS

   CERTIFICADOS

  

      EVENTOS    


 

 

   geral@nefaac.pt 

   Mais informações

 

Dia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra

 

Convite aos Estudantes: dia 16, a partir das 14h30

 

O Ensino Farmacêutico nos muros universitários em Portugal e em Coimbra, em particular, foi um ato pioneiro. Porém, o seu reconhecimento como curso de Ensino Superior só aconteceu em 1902 e o surgimento das Faculdades de Farmácia só viria a ser consignado em1921, concretamente a 18 de Janeiro, através do Decreto nº 7.238.

Noventa e cinco anos após a sua criação e cinco anos depois da sua mudança completa para as atuais instalações, situadas no Pólo das Ciências da Saúde, um dos maiores, mais complexos e diversificados conjuntos de serviços europeus na área da Saúde, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) comemora formalmente este ano, e pela primeira vez, o “seu dia”.

O programa elaborado para a comemoração é o que abaixo se apresenta:

 

14:30h - Abertura – Prof. Doutor Francisco Veiga (Director da FFUC)

15:00h - Conferência “Adhesives for tissue repair: from the bench to the bedside” – Doutora Maria José Nunes Pereira (Ex-estudante da FFUC recentemente distinguida pelo MIT e pela FORBES como uma das 30 pessoas, com menos de 30 anos, mais relevantes do Mundo, na categoria de Cuidados de Saúde)

16:00h - Inauguração do Painel “Sinopse da História da Farmácia” – Doutora Célia Cabral e Prof. Doutor João Rui Pita (autores do Painel)

16:30h - Porto de Honra

 

A conferência e a conferencista não podiam ser mais representativas do que é o lema da FFUC hoje: “A construir o FUTURO no PRESENTE”.

O reconhecimento internacional da Doutora Maria José Nunes Pereira é hoje por demais confirmado e fazer a sua apresentação torna-se desnecessária. Fica por isso o convite para assistir à conferência e perceber a relevância dos trabalhos desenvolvidos e a desenvolver pela ex-Estudante da FFUC.

Mas o “Dia da Faculdade” não estaria completo sem a inauguração de um Painel intitulado “Sinopse da História da Farmácia” elaborado em português e em inglês, com ilustrações alusivas.

A conceção e conteúdos científicos do Painel são da responsabilidade da Doutora Célia Cabral e do Prof. Doutor João Rui Pita, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20 (afetos ao Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia). O Painel é constituído por sete módulos que em traços gerais resumem a história da farmácia e das ciências farmacêuticas dando uma visão nacional e internacional desse percurso, sendo assinalados os principais factos dessa história com cerca de cinco mil anos.

Na síntese que foi realizada houve o objetivo de fazer os traços gerais dos grandes quadros e das grandes questões profissionais e científicas. Na cronologia houve a preocupação de inserir marcos fundamentais pois há figuras incontornáveis, há descobertas científicas absolutamente cruciais e há momentos profissionais igualmente imprescindíveis numa cronologia. Para cada época referem-se alguns acontecimentos portugueses marcantes e houve a intenção de assinalar, igualmente, a história da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Esperamos que este convite possa contribuir para que venham ao “Dia da Faculdade” e que, durante a sessão ou logo a seguir a ela, possam dizer: “Assim, sim. Vale a pena ser Estudante na FFUC”

Contaremos com a presença de uma tuna da faculdade, que animará o início e o fim da iniciativa.

Contamos convosco.

 

Coimbra, 12 de janeiro de 2015